Cerveja Petra

Canela

A canela é uma das especiarias mais antigas: segundo diversos manuscritos da Idade Média, ela já era consumida desde então, sendo acessível apenas aos ricos e poderosos, e valendo tanto quanto moedas de prata. Na China há registros de seu uso em 2500 a.C, e no Egito era usada em 1600 a.C. Chegou a Europa pelas rotas das especiarias e, ainda hoje, a maior parte da canela consumida é cultivada no Oriente.

No Brasil, é bastante apreciada em sua versão em pó nas receitas de doces, bolos e biscoitos. Já a canela em pau, que pode ser retirada assim que o processo acabar, é utilizada para aromatizar caldas, vinhos e cremes. Seu uso em pratos de carne não é muito propagado no Ocidente, mas bastante difundido em países árabes, em pratos como o cozido de carneiro.

Onde encontrar: Supermercados, mercados, internet, lojas especializadas em produtos naturais, entrepostos municipais e feiras livres.

A receita: O cupcake é um pequeno bolo assado em formas individuais, famoso e popular nos Estados Unidos, e que se tornou sucesso no Brasil graças à sua aparição em cenas de filmes e seriados americanos. Indicamos uma receita de cupcake de canela, onde a especiaria é o principal ingrediente. Para harmonizar, uma cerveja de puro malte como a Petra Stark Bier.

Cupcake de Canela

Ingredientes: 

  • 8 colheres de sopa de aveia em flocos
  • 2 ovos
  • 1 pote de iogurte natural desnatado
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela
  • 2 colheres de chá rasas de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

 

Modo de Preparo: 

Em um bowl misture a aveia em flocos, o fermento em pó e a canela até obter uma espécie de farofa. Acrescente o iogurte, a baunilha, os ovos e bata tudo até obter uma massa cremosa. Despeje a mistura em forminhas para cupcake untadas e leve ao forno por 20 minutos ou até estar assado e douradinho. Lembre-se de preencher a massa até a metade da forma para não vazar, porque o cupcake vai ‘crescer’. Sirva desenformado.

Nossa harmonização: O sabor adocicado da canela harmoniza muito bem com a Petra Stark Bier, uma cerveja amarga e encorpada. Esse é o tipo de harmonização conhecida como contraste, onde dois sabores distintos harmonizam com perfeição.

Receita: site Mundo Boa Forma (com adaptações)
Com informações de: Armazém das Especiarias

Cerveja Petra

Petra é uma cerveja que respeita à tradição das melhores escolas cervejeiras mundiais.

Tagueado com:

Comentários (0)

Publicar Comentário