Cerveja Petra

Salsão

Especiaria aromática de sabor agradável, o salsão, também conhecido como aipo, tem origem europeia, sendo muito usado desde a Roma antiga, especialmente pelos povos do Mediterrâneo. Os italianos foram os primeiros a enriquecer suas receitas com a especiaria, hábito difundido rapidamente pela Europa, chegando a outros continentes com o passar dos séculos.

De cor verde, é composto de talos, folhas e sementes, e pode ser consumido cru, ralado ou cortado em rodelas. Na gastronomia geralmente é usado para preparar sopas, saladas e condimentos, além de dar sabor especial a peixes, aves e assados. Seu aroma forte se mistura aos alimentos durante o cozimento, proporcionando um perfume especial às receitas.

Onde encontrar: Feiras, supermercados e lojas especializadas.

A receita: Uma das melhores combinações da gastronomia mundial é unir um peixe branco com o salsão. Por isso, indicamos uma receita onde a especiaria é fundamental para dar textura e sabor diferenciado ao prato. Escolhemos harmonizar com uma cerveja forte, a Petra Stark Bier.

Peixe Assado com Salsão e Berinjela

Ingredientes: 

  • 850 g de peixe em postas (maruca, abrótea, pescada)
  • 1 xícara de azeite
  • 500 g de tomates (4 tomates grandes maduros) picados
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho
  • 1/2 pimentão vermelho em cubos
  • 1 cálice de vinho branco
  • 3 talos de salsão (aipo)
  • 1 berinjela grande
  • Sal, limão e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Refogue a cebola picada e os alhos no azeite. Em seguida, coloque o pimentão vermelho e deixe refogar mais um pouco. Acrescente os tomates picados e o vinho branco. Deixe cozinhar um pouco, sempre com a panela tampada.

Adicione ao refogado os talos de aipo cortados e a berinjela cortada em cubos. Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixar cozinhar mais um pouco, com a panela tampada.

Coloque o peixe (previamente temperado com sal e limão a gosto) num pirex. Por cima do peixe acrescente o refogado de salsão e berinjela. Se quiser, coloque um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido por cinco minutos, em temperatura média. Sirva em seguida.

Nossa harmonização: O sabor agradável do salsão faz uma ótima harmonização por constrate com o amargor da Petra Stark Bier. Cerveja encorpada e puro malte, a Petra Stark Bier também harmoniza perfeitamente com o peixe.

Fonte da Receita: blog Cinco Quartos de Laranja (com adaptações)
Com informações de: Armazém das Especiarias

Cerveja Petra

Petra é uma cerveja que respeita a tradição das melhores escolas cervejeiras mundiais.

Comentários (0)

Publicar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.