Cerveja Petra

Quinoa

Especiaria nativa da Colômbia, do Peru e do Chile, a quinoa era cultivada na América do Sul há cerca de oito mil anos pelos antigos povos da região. No Brasil, começou a frequentar as receitas com mais assiduidade nas últimas duas décadas, tornando-se um ingrediente muito valorizado em pratos gourmet.

A quinoa não contém glúten, e por isso faz parte das receitas mais variadas, substituindo, inclusive, outras especiarias. Pode ser usada em saladas, arroz, risotos, carnes, peixes e frango, além de ser um ingrediente interessante no preparo de bolos e biscoitos.

Onde encontrar: Entrepostos municipais, lojas de produtos naturais, internet, supermercados e mercados.

A receita: O verão é a época ideal para degustarmos pratos frescos, como esse salmão que indicamos. Para dar um toque gourmet à receita, acrescentamos o sabor especial da quinoa. Para harmonizar, a leveza da Petra Weiss Bier.

Salmão em Crosta de Quinoa

Ingredientes:

  • 500g de salmão
  • 2/3 de xicara de quinoa
  • 1 ovo
  • Sal, limão, alho e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo:

Corte o salmão do tamanho desejado e tempere com sal, pimenta, alho amassado e limão. Reserve na geladeira.

Cozinhe a quinoa em meia xícara de água e quando estiver pronta, passe em água fria e deixe secar bem.

Bata um ovo e passe o lado de cima do salmão no ovo, e depois na quinoa (coloque-a em um prato), apertando bem para ela grudar. Faça isso com todos.

Em uma frigideira coloque um pouquinho de azeite de oliva e coloque o salmão do lado da quinoa para baixo primeiro. Quando estiver dourado vire e grelhe do outro lado. Caso a posta seja muito alta, finalize no forno.

Nossa harmonização: A quinoa é uma especiaria leve e saborosa, e faz uma ótima harmonização por semelhança com a Petra Weiss Bier, uma cerveja clara de trigo muito refrescante.

Receita: blog Amábile Kolenda (com adaptações)
Com informações de: Armazém das Especiarias

Cerveja Petra

Petra é uma cerveja que respeita à tradição das melhores escolas cervejeiras mundiais.

Comentários (0)

Publicar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.