Cerveja Petra

Pistache

O pistache é nativo do Oriente Médio e, segundo estudos arqueológicos recentes, era consumido na Turquia em torno de 7 mil a.C. Do Oriente Médio se espalhou pelo Mediterrâneo, e logo se tornou uma iguaria apreciada pela realeza, pelos viajantes e também por pessoas comuns.

Juntamente com as amêndoas, o pistache fazia parte da bagagem de viajantes da chamada Rota da Seda, que ligava a China ao Ocidente. Atualmente o Irã é o principal produtor mundial dessa especiaria considerada uma das mais nobres da gastronomia mundial. Versátil, ele pode ser usado em receitas doces e salgadas.

Onde encontrar: Internet, entrepostos municipais e supermercados.

A receita: Levemente adocicado e refrescante, o pistache traz um sabor especial à receita de camarão que indicamos. Perfeito para os dias mais quentes, e para harmonizar com a suave Petra Weiss Bier.

Camarão ao Molho de Pistache

Ingredientes:

  • 1 kg de camarão sete barbas limpos
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 unidades de cebola picadas
  • 200 gramas de pistache
  • 3 xícaras (chá) de creme de leite
  • Mussarela de búfala a gosto
  • Azeite a gosto
  • Manteiga a gosto

Modo de Preparo:

Inicialmente, coloque no processador uma cebola juntamente com um dente de alho. Bata até formar uma massa homogênea. Numa frigideira grande, coloque os temperos triturados juntamente com uma colher grande de manteiga. Refogue. Junte os camarões e também refogue-os, até ficarem rosados. Reserve.

No liqüidificador ou processador, coloque os pistaches descascados, o creme de leite, um pouco de sal, azeite e um dente de alho. Bata bem e reserve.

Em outra frigideira, coloque a cebola restante (que, para retirar a acidez, deve ser colocada numa vasilha com água gelada e um pouco de açúcar) com azeite e uma colher (chá) de manteiga. Refogue. Depois de refogada a cebola, adicione o molho batido de pistache, aquecendo-o em fogo baixo.

Coloque os camarões refogados com um pouco do molho do refogado (para que não fique muito gorduroso). Misture bem e, em seguida, despeje esse refogado num refratário. Cubra com a mussarela de búfala. Leve ao forno pré-aquecido, até gratinar. Sirva em seguida.

Nossa harmonização: A Petra Weiss Bier é uma refrescante cerveja clara de trigo, que harmoniza perfeitamente com o também refrescante pistache. A Petra Weiss Bier ainda faz uma ótima harmonização por semelhança com o camarão, outro ingrediente fundamental da receita.

Receita: Cybercook
Com informações de: Armazém das Especiarias

Cerveja Petra

Petra é uma cerveja que respeita à tradição das melhores escolas cervejeiras mundiais.

Comentários (0)

Publicar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.