Cerveja Petra

Harmonia Perfeita: Berinjela

Originária da Índia, a berinjela é o fruto da planta Solanum melongena, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimentão. O nome vem do termo persa badnjan, que foi criado a partir do termo árabe badinjanâ.

Seu cultivo começou há cerca de 4 mil anos, chegando à Europa no século 8 com os árabes da Península Ibérica, que eram (e ainda são) grandes apreciadores desse fruto.

Existem vários tipos de berinjelas, diferenciados pelas suas cores. As mais comuns são a vermelho-escuro e a roxa, e a mais rara a branca. De polpa macia e flexível, deve ser enxaguada antes de cozida ou assada, para retirar seu amargor.

É um excelente ingrediente para receitas com carnes e frango, além de ser ótima para molhos e recheios de massas, e ainda como antepasto.

Onde encontrar: Feiras, sacolões, mercearias, mercados, supermercados e hipermercados.

O prato: Berinjela a Parmegiana. Receita tradicional italiana, tem origem na Sicília, ilha do Mediterrâneo que pertence à Itália e possui forte influência árabe.

Portanto, o nome “parmegiana” não tem ligação alguma com a cidade italiana de Parma; deriva do termo parmiciana, que significa um conjunto de tiras de madeira que se sobrepõem formando uma persiana, que, neste caso, são as fatias de berinjela sobrepostas por camadas de queijo.

Para harmonizar, a saborosa Petra Bock.

Nossa harmonização: A leveza da berinjela faz ótima harmonização por contraste com a encorpada Petra Bock, uma cerveja avermelhada, com maior presença de malte, que valoriza ainda mais o sabor da receita.

Cerveja Petra

Petra é uma cerveja que respeita a tradição das melhores escolas cervejeiras mundiais.

Comentários (0)

Publicar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.