Cerveja Petra

O que é IBU?

Muita gente acha que o potencial de uma cerveja é medido pelo seu percentual de álcool (ABV). Mas não é bem assim. Existem outras unidades técnicas quantitativas que traçam um perfil da bebida. Uma delas é o índice de amargor, que tem uma escala chamada de IBU (International Biterness Unit), algo como Unidade Internacional de Amargor. Quanto maior a IBU, mais a cerveja é amarga, ou seja, mais lupulada, porque o principal responsável pelo amargor de uma cerveja é o lúpulo.

A IBU de uma cerveja é determinada por um cálculo específico, que é feito no momento da sua fabricação. Uma cerveja com IBU 10 é uma cerveja pouco amarga; já uma cerveja com IBU 60 é considerada muito amarga. Se a cerveja tiver uma IBU 100 é considerada extremamente amarga. Sendo assim, é possível criar uma escala onde diferentes cervejas são comparadas pelo seu índice de amargor.

O IBU se torna um diferencial interessante para quem consome cervejas especiais e artesanais. Com essa escala, os apreciadores da bebida mais amarga já podem ir direto ao sabor que tanto buscam; assim como aqueles que gostam de cervejas menos amargas também sabem exatamente o que consumir.

Com informações do site Brejas

Cerveja Petra

Petra é uma cerveja que respeita a tradição das melhores escolas cervejeiras mundiais.

Comentários (0)

Publicar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.