A Cerveja Puro Malte
Já sabemos que existem vários tipos de malte e também que existe a cerveja puro malte. Agora vamos desvendar um pouco mais o que faz uma cerveja ser chamada dessa forma.
A Lei da Pureza determina que a cerveja seja feita de água, lúpulo e malte. Esses também são os ingredientes básicos para fabricar uma cerveja puro malte. O malte é um cereal germinado e depois ressecado, e pode ser proveniente de trigo, centeio e cevada. Mas para a cerveja ser puro malte, o malte de cevada deve ser o predominante.
Se o malte de cevada é o ingrediente mais importante na produção da cerveja, deve-se ter cuidado para que ela não tenha adjuntos (fontes não-maltadas de açúcares fermentáveis), porque isso impediria a bebida de ser chamada de ‘puro malte’. Portanto, cerveja puro malte é somente aquela produzida sem nenhum adjunto de cereais não maltados (milho e arroz, por exemplo). No Brasil é permitido o uso de cereais não maltados em até 45% do extrato primitivo.
Então agora você já sabe: a cerveja puro malte tem como fonte exclusiva de açúcares o malte de cevada e não usa qualquer tipo de adjunto. Seu sabor tende a ser mais amargo, porém mais marcante graças a cevada.
Com informações do Diário Catarinense