A criação da Lei da Pureza
Seguimos com a história da cerveja na Idade Média, época fundamental para a popularização da bebida. Foi neste período também que as primeiras leis de regulamentação da produção de cerveja começaram a surgir. Mas, certamente, um ano se destaca nessa cronologia: 1516. Mais precisamente a data de 23 de abril de 1516, quando a Lei da Pureza foi promulgada na Alemanha, já na transição da Idade Média para a Idade Moderna.
Naquele tempo, as guildas bávaras (associações formadas por artesãos profissionais e independentes) tentando prevalecer os seus interesses, pressionaram as autoridades para a criação de uma lei que defendesse a produção da cerveja. O objetivo era garantir a fabricação de uma bebida de qualidade, porque na época muitos ingredientes eram usados para aromatizar as cervejas, sem um critério pré-estabelecido.
Foi assim que o Duque Wilhelm IV da Baviera criou a Reinheitsgebot (Lei da Pureza), que oficializou os ingredientes que deveriam compor a cerveja: água, malte de cevada e lúpulo. A lei também proibia a utilização de outros ingredientes na bebida. É importante lembrar que na Idade Média ainda não se conhecia a levedura, por isso ela não é citada.
O crescimento das exportações fez com que muitas cidades alemãs ficassem famosas pela exportação de cerveja, especialmente para a Holanda, Inglaterra e Escandinávia. Uma dessas cidades era Hamburgo, que se tornou o principal produtor da Liga Hanseática, uma aliança de cidades alemãs em torno de interesses comerciais.
A Liga Hanseática teve uma importância muito grande para a popularização da cerveja fabricada de acordo com a Lei da Pureza, chegando a exportar para locais distantes como a Índia. Algumas cidades da Liga se tornaram centros de produção da bebida, entre elas Braunscheweig e Eibenck. Mas a mais conhecida cidade cervejeira da Alemanha desde então é Munique. Naqueles tempos, a cerveja começou a ser produzida intensamente por lá em torno de 1383, e com a Lei da Pureza essa fabricação se intensificou.
Com informações do site Cervejas no Mundo