A Origem da Cerveja

Dizem que a origem da cerveja está diretamente ligada ao desenvolvimento da civilização. Será? Segundo os especialistas no assunto, sim. Nos tempos em que o homem era nômade e precisava caçar e colher o seu próprio alimento, sementes e cereais faziam parte de sua refeição diária. Uma das descobertas naquela época foi que, ao misturar água aos cereais, estes amoleceriam, e assim se tornariam mais fáceis de moer.

Indo mais além, o homem percebeu um pouco mais: quando não moía aquele cereal dissolvido em água, o grão germinava e gerava uma nova planta. E, se fosse seco antes da germinação completa, seria mais fácil de moer do que o grão que não foi germinado. Desse cereal germinado e seco, era possível fazer um pão mais doce. E assim nasceu o primeiro malte, que daria origem a cerveja.

Claro que as coisas não foram tão simples assim. A ideia inicial era fazer o pão mais doce, e com o que sobrava de massa, colocava-se mais água para fazer uma sopa. Mas, ao guardar essa sopa, ela fermentava e virava um outro produto, algo como uma cerveja primitiva.

Alguns especialistas acreditam que a mistura do cereal com a água não foi intencional. Talvez uma grande tempestade tenha molhado os grãos e desencadeou todo o processo. O fato é que, ao acrescentar água – premeditadamente ou não – um novo produto foi surgindo. Ou seja, não importa qual a versão dos fatos, o que sabemos de concreto é que a cerveja surgiu de forma acidental.

Os primeiros registros de fabricação da cerveja são da antiga Suméria, na Mesopotâmia, por volta de 4000 a.C. A palavra “cerveja” vem do nome da deusa romana da agricultura, Ceres. O latim biberis, “beber”, originou o nome da cerveja no italiano (birra), inglês (beer), francês (bière), línguas eslavas (pivo) e alemão (bier).

Pouco antes do início da era cristã, os povos germânicos descobriram a cerveja. Nessa época, a cerveja era uma bebida típica dos pobres, enquanto os ricos preferiam o vinho.Com o colapso do império Romano, no século V, os monges foram os únicos que preservaram a cultura escrita. Dentre os conhecimentos preservados, estavam os métodos de fabricação de cerveja. Por isso os mosteiros tornaram-se grandes produtores de cerveja durante a idade Média.

Um dos fatores que tornou a cerveja muito popular no norte da Europa foi o clima úmido da região, que impedia a produção de vinhos. Por isso, até hoje, há uma diferença cultural bem explícita no continente: países como a Itália, Portugal e Espanha são conhecidos pelos seus vinhos, enquanto a Alemanha é um dos berços da cerveja europeia, ao lado de Bélgica e Holanda. No Brasil, a cerveja chegou em 1808, junto com a família real portuguesa.

Com informações de: Wikilivros, revista Superinteressante

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Cerveja Petra

PARA ACESSAR O SiTE, VOCÊ PRECiSAR SER MAiOR DE 18 ANOS

DIGITE O ANO DE NASCIMENTO

Cerveja Petra

Obrigado!