Agrião
Sua origem é na Europa e na Ásia, e atualmente é cultivado com facilidade também nas Américas. Bastante utilizado na gastronomia, o agrião é uma especiaria usada há milhares de anos, e hoje considerado universal, porque pode ser encontrado em qualquer lugar do mundo. Seu sabor amargo e forte é facilmente reconhecido, podendo ser um ingrediente diferenciado em sopas, saladas, sucos, molhos e risotos.
Existem diversos tipos e espécies de agrião, que variam conforme o seu plantio e lugar de cultivo. Uma dessas espécies é o Agrião-da-terra, que tem folhas pequenas, e com um sabor amargo muito marcante. Já o Agrião-de-horta possui folhas crespas e verde-escuras, mas é igualmente forte e picante. Em receitas deve ser usado fresco, podendo aproveitar tanto suas folhas quanto seu caule.
Onde encontrar: Em grandes redes de supermercado, mercados, feiras, lojas de especiarias, mercados e sacolões.
A receita: Tradicionalmente, o molho pesto é feito com manjericão, mas é possível substituir essa especiaria por agrião, dando um sabor mais forte e amargo ao molho. O pesto de agrião vai bem em massas, sanduíches e carpaccio. Indicamos uma receita com linguine, massa que nasceu em Genova, na Itália, conquistou o mundo, e é perfeita para nossos dias de inverno, além de harmonizar muito bem com a Petra Stark Bier.
Linguine ao Pesto de Agrião
Ingredientes:
Pesto:
- 1 dente de alho
- Um maço de agrião lavado
- 1 xícara de queijo parmesão ralado na hora
- 1/3 de xícara de azeite de oliva
- 1/3 de xícara de água
- 1 limão espremido
- Sal e pimenta do reino a gosto
Massa:
- 500g de Linguine
- 1 colher de sopa manteiga ou margarina
Modo de Preparo:
Pesto:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou num processador de alimentos, bata até virar uma pasta, e acerte o sal.
Massa:
Cozinhe a massa normalmente. Quando estiver al dente, escorra e adicione uma colher bem cheia de manteiga ou margarina. Sirva com o pesto de agrião e parmesão ralado.
Nossa harmonização: Fizemos uma harmonização por semelhança, onde o amargo do agrião, ingrediente principal do molho, harmoniza perfeitamente com a Petra Stark Bier, uma cerveja encorpada e com amargor característico. Além disso, o estilo da cerveja também faz uma ótima harmonização com a massa.
Fonte da Receita: blog Kiki na Cozinha (com adaptações)
Com informações dos sites: Cultivando e Dietas & Nutrição