Alho Poró

O alho-poró é uma planta antiga, utilizada pelos egípcios, gregos e romanos, e muito popular no País de Gales. É do mesmo gênero da cebola e do alho e pode ser utilizada tanto crua quanto cozida. Sua parte branca, mais suave, é consumida com variações nas preparações da culinária japonesa e francesa. As folhas verdes também podem ser utilizadas para temperar sopas.

O alho-poró é considerado uma planta anual, mas é cultivado todo bimestre, sempre em solo bem preparado e recebendo muita luz solar. A planta pode ser conhecida como alho-macho, alho-poró, alho-porró, alho-porrô, poró, porro, porró, porrô, porro-bravo e porro-hortense. Sua utilização na culinária tem crescido cada vez mais, e hoje em dia é uma especiaria valorizada nas receitas.

Onde encontrar: Em grandes redes de supermercado, feiras, lojas de especiarias, mercados e sacolões.

A receita: De origem italiana, o nhoque normalmente é feito de batata, mas a variação com a mandioquinha (também conhecida como batata baroa) é bastante usada no Brasil. A receita que indicamos tem a suavidade do alho poró como um dos principais ingredientes para o molho que acompanha a massa. Para harmonizar, a também suave Petra Weiss Bier.

Nhoque de Mandioquinha com Camarão e Alho Poró

Ingredientes:

Para o nhoque

  • 1,5 kg de mandioquinha (batata baroa)
  • 2 gemas
  • 1 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga
  • 1 colher (sopa) de sal
  • Farinha de trigo para polvilhar a bancada

Para o molho

  • Alho à vontade
  • Alho poró à vontade
  • 150 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • Sal e Queijo Ralado a gosto

Modo de Preparo:

– Lave, descasque e corte cada mandioquinha em 3 pedaços. Transfira para uma panela grande e cubra com água. Leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos, até ficarem macias (espete com um garfo para verificar o ponto).

– Transfira as mandioquinhas para uma peneira e deixe escorrer bem a água. Sobre uma tigela, passe as mandioquinhas, ainda quentes, por um espremedor de batatas e tempere com o sal. Acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo para resfriar a mandioquinha – isso evita que, ao incluir as gemas, elas não cozinhem com o calor.. Adicione as gemas e amasse bem. Junte o restante da farinha aos poucos, até dar ponto. Para verificar o ponto da massa: com as mãos limpas, separe uma porção da massa e tente modelar uma bolinha sem que grude nas mãos. A quantidade de farinha de trigo utilizada na receita pode variar – evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver farinha na hora de modelar.

– Para modelar os nhoques: polvilhe a bancada com farinha de trigo. Retire uma porção de massa e, com as mãos, faça rolinhos de cerca de 1 cm de diâmetro. Com uma faca (ou espátula) corte os rolinhos a cada 2 cm. Transfira os nhoques para uma assadeira grande (ou refratário) polvilhada com farinha e reserve. Repita o processo com toda a massa.

– Coloque uma panela grande com água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande com óleo. Assim que a água ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 nhoques por vez na água fervente. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques, escorrendo bem a água pela escumadeira e transfira para a assadeira untada com óleo. Cozinhe o restante dos nhoques e não despreze a água do cozimento – ela vai ser utilizada para o molho.

– Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, junte ½ colher (sopa) de manteiga e adicione cerca de 30 nhoques. Deixe por 1 minuto de cada lado para dourar por igual. Transfira para uma travessa e doure o restante dos nhoques, adicionando manteiga a cada leva.

– Para fazer o molho, refogue o alho e o alho poró no azeite, e acrescente os camarões até que grelhem. Adicione sal, o creme de leite fresco e ½ xícara do molho do cozimento do nhoque. Por último, coloque o nhoque já cozido e dourado. Deixe ferver por um minuto. Finalize com queijo ralado.

Nossa harmonização: A receita leve e de sabor suave harmoniza perfeitamente com a Petra Weiss Bier, uma cerveja clara de trigo, refrescante e com aroma de especiarias.

Fonte da Receita: sites GNT e Casa Vogue (com adaptações)
Com informações de: Armazém das Especiarias

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Cerveja Petra

PARA ACESSAR O SiTE, VOCÊ PRECiSAR SER MAiOR DE 18 ANOS

DIGITE O ANO DE NASCIMENTO

Cerveja Petra

Obrigado!