Azeite

O azeite de oliva é um tipo de óleo produzido única e exclusivamente a partir de azeitonas, fruto de uma árvore chamada oliveira. Ele é classificado, basicamente, em três tipos: Azeite Extra Virgem (obtido com a extração por processo de prensagem mecânica das azeitonas, com aroma e sabor impecável, apresenta menos de 1% de acidez); Azeite Virgem (obtido pela extração por processo de prensagem mecânica das azeitonas. Sabor e aroma marcantes com acidez abaixo de 2%) e Azeite Puro (composto por azeite refinado e azeite virgem, apresentando menos de 1,5% de acidez).

O azeite é uma das especiarias mais apreciadas e usadas pelos brasileiros.

Da entrada mais simples aos pratos sofisticados, ele esbanja versatilidade e traz um sabor especial para as receitas. Seu uso é milenar: ao lado da videira, a oliveira foi uma das primeiras árvores a ser cultivada há mais de 5.000 anos no Mediterrâneo Oriental e Ásia Menor. A palavra azeite provém do vocábulo árabe “Az-zait” que significa sumo de azeitona.

Onde encontrar: Supermercados, mercados, internet, mercearias e entrepostos municipais.

A receita: O azeite está presente em variados pratos, mas é inegável que ele faz uma ótima dupla com frutos do mar. Por isso, escolhemos uma receita em que o azeite é fundamental para o cozimento do peixe. Para harmonizar, indicamos o amargor da Petra Stark Bier.

Filé de Saint Peter ao Azeite com Batatas Assadas

Ingredientes:

  • 4 filés de Saint Peter (Tilápia)
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 limão siciliano (raspas e suco)
  • Azeite de oliva a gosto
  • Coentro a gosto
  • 1 cebola roxa finamente fatiada
  • 8 batatas
  • Orégano
  • Queijo parmesão (opcional)

Modo de Preparo:

Tempere o peixe com sal, pimenta e alho. Reserve. Em uma folha de papel alumínio, disponha os filés de peixe sem sobrepô-los. Cubra o peixe com bastante azeite. Em cima do azeite coloque as raspas de limão. Depois, cubra o peixe com a cebola roxa fatiada e jogue o suco de limão por cima. Finalize com o coentro. Feche o papel alumínio, sem deixar nenhuma abertura, coloque em uma assadeira e leve ao forno médio por 15 a 20 minutos. Tenha cuidado ao abrir o papel alumínio, pois o vapor que sai é bem quente.

Cozinhe as batatas inteiras com casca na panela de pressão por cinco minutos. Elas não podem ficar muito cozidas; devem estar rígidas para conseguir cortar. Retire da pressão da panela, lave as batatas com água fria e descasque-as. Corte em fatias grossas, no sentido vertical. Unte uma forma antiaderente com azeite e coloque as batatas. Unte também cada batata com azeite. Salpique um pouquinho de sal e orégano. Não empilhe as batatas umas por cima das outras: elas têm que ficar em contato direto com a forma para ficarem mais crocantes. Asse em forno médio. Quando as batatas estiverem douradas de um lado, vire com cuidado, para não quebrar. Quando a batata estiver assada dos dois lados, regue novamente com azeite e salpique mais orégano ou queijo parmesão ralado na hora.

Sirva os filés de peixes com as batatas, finalizando o prato com um fio de azeite.

Nossa harmonização: A versatilidade do azeite está presente nesta receita, onde a especiaria é importante tanto para o cozimento do peixe como para o acompanhamento. Escolhemos harmonizar o prato com a Petra Stark Bier, cerveja puro malte de alto teor alcoólico, encorpada e com amargor.

Receita: site Menu Sem Glúten (com adaptações)

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Cerveja Petra

PARA ACESSAR O SiTE, VOCÊ PRECiSAR SER MAiOR DE 18 ANOS

DIGITE O ANO DE NASCIMENTO

Cerveja Petra

Obrigado!