Cacau
O cacau, que é a matéria-prima do chocolate, vem do cacaueiro, uma árvore que pode atingir de quatro a oito metros, e significa alimento dos deuses. Antes do descobrimento do Brasil, o cacau já era cultivado pelos Astecas no México e pelos Maias na América Central. Os astecas utilizavam o cacau para o preparo de uma bebida de coloração escura e sabor amargo feita com pimenta e algumas especiarias. No Brasil, o cacau chegou à Bahia em 1746, e rapidamente tornou-se forte componente da economia local.
Por ser plantado à sombra da floresta, esta especiaria foi responsável pela preservação de grandes corredores de mata atlântica no sul do Estado da Bahia. É transformado em chocolate por meio da moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro. A versão amarga é a que contém mais cacau – cerca de 70%, em média.
Onde encontrar: Supermercados, mercados, internet, lojas especializadas em produtos naturais e entrepostos municipais.
A receita: O cacau é uma especiaria usada, particularmente, em sobremesas. Indicamos uma receita que faz parte da gastronomia brasileira: o bolo de chocolate, aqui em uma versão gourmet. Este bolo tem chocolate na massa e também no recheio, reforçando o sabor do cacau. Para harmonizar, escolhemos a Petra Schwarzbier.
Bolo de Chocolate Cremoso
Ingredientes:
Massa
- 5 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de óleo
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó
- 1 xícara (chá) de água
- 1 colher (sopa) de fermento
Recheio e Cobertura
- 1 lata de doce de leite
- 1 lata de creme de leite
- 1 tablete de chocolate meio amargo (200 g)
- Cerejas em calda para enfeitar
- Chocolate granulado
Modo de Preparo:
Bata as claras em ponto de neve e reserve. Bata as gemas, o açúcar e o óleo e alterne com a farinha de trigo, o chocolate em pó e a água. Por último, acrescente o fermento em pó e as claras reservadas. Coloque em uma forma grande retangular untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno pré-aquecido por 20 minutos.
Para o recheio, misture derreta o chocolate em banho maria, e depois acrescente o creme de leite. Espere esfriar e misture com o doce de leite. Depois que o bolo estiver assado, corte ao meio, formando duas partes. Coloque parte do recheio por cima de uma delas e ‘tampe’ com a outra parte. Cubra todo o bolo com o restante do recheio e enfeite com as cerejas e o chocolate granulado.
Nossa harmonização: A presença do malte tostado e o sabor da Petra Schwarzbier fazem dela uma cerveja excelente para harmonizações com sobremesas como a que indicamos nesta receita, que leva o chocolate meio amargo, um tipo de chocolate com bastante cacau.
Receita: site Tudo Gostoso (com adaptações)
Com informações de: Armazém das Especiarias