Castanha-de-Caju
A castanha-de-caju é uma especiaria brasileira. O que entendemos popularmente como caju é constituído de duas partes: o fruto propriamente dito, que é a castanha; e seu pedúnculo floral, o pseudofruto (amarelo, rosado ou vermelho). O caju/ pseudofruto é suculento. Depois do beneficiamento do caju, podem ser preparados sucos, mel, doces, passas e rapaduras.
Atualmente, grande parcela da sua produção está associada à exportação para os Estados Unidos e a União Europeia. Com alto valor nutritivo e um sabor único, ela se tornou um ingrediente nobre na gastronomia mundial. A especiaria castanha-de-caju pode ser consumida como tira-gosto (torrada e salgada), em recheios para doces e chocolates, e também em pratos salgados.
Onde encontrar: Em grandes redes de supermercado, feiras, mercados, sacolões, lojas de especiarias, feiras e também na internet.
A receita: O arroz marroquino é um dos mais tradicionais pratos árabes. Em sua receita original, ele é preparado com nozes e tempero sírio, mas aqui apresentamos uma versão à brasileira, onde a castanha-de-caju é a grande estrela entre os ingredientes. Para harmonizar, indicamos a Petra Aurum, uma cerveja puro malte.
Arroz Marroquino com Castanha-de-Caju
Ingredientes
- 2 xícaras de arroz branco
- 5 xícaras de água
- 4 ninhos de macarrão cabelo de anjo
- 1 peito de frango
- 1 dente de alho amassado
- 2 cebolas
- 1/2 xícara de uvas-passas hidratadas (deixe-as de molho na água por 30 minutos)
- 1/2 xícara de castanhas de caju
- 100 g + 2 colheres (sopa) de manteiga
- Sal a gosto
Modo de fazer
Prepare o frango colocando numa panela o peito de frango, as cebolas picadas, o dente de alho amassado e sal a gosto. Leve ao fogo até a carne absorver os temperos e ficar completamente cozida. Desfie.
Derreta os 100 g de manteiga numa panela e frite o macarrão cabelo de anjo, quebrado com as mãos, até dourar. Acrescente o arroz e frite junto com o macarrão. Acrescente o sal e a água e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 15 minutos ou até a água secar. Se necessário, acrescente mais um pouquinho de água. Reserve.
Em uma frigideira, aqueça as 2 colheres (sopa) de manteiga e frite as uvas-passas e as castanhas (que podem estar inteiras ou picadas). Coloque o arroz numa travessa e, sobre ele, espalhe o frango desfiado aquecido. Por último, despeje as castanhas e as uvas-passas, juntamente com a manteiga que restou na frigideira.
Nossa harmonização: A receita é leve e ganha em sabor e sofisticação graças à presença da castanha-de-caju. Por isso, escolhemos harmonizar o prato com a Petra Aurum, uma cerveja encorpada e com agradável aroma de lúpulo, o que garante o alto drinkability e a harmonia perfeita.
Fonte da Receita: blog Leve Bem (com adaptações)
Com informações de: Armazém das Especiarias