Castanha do Pará
Especiaria de origem brasileira, a Castanha do Pará é fruto da castanheira (Bertholletia excelsa), árvore da Floresta Amazônica considerada uma das mais altas dos trópicos, chegando a atingir 50 metros de altura. Muitas tribos indígenas já usavam castanhas para incrementar suas refeições, bem antes dela virar uma iguaria gastronômica.
A produção das castanhas começa em torno dos seus 30 anos de vida. Podem ser consumidas cruas ou cozidas, em pratos doces ou salgados, sendo usadas também como cobertura para bolos e até mesmo para enriquecer certos tipos de farinha. Sua associação ao país é tanta que é exportada como Castanha do Brasil.
Onde encontrar: Em grandes redes de supermercado, lojas de produtos naturais, feiras, lojas de especiarias, mercados e sacolões.
A receita: Um dos pratos mais apreciados durante o inverno, o fondue tem origem suíça. A receita original é de queijo, mas com o passar dos anos outros tipos foram surgindo. Indicamos uma receita onde o grande diferencial é a nossa Castanha do Pará, que vai trazer um sabor especial ao fondue, e harmonizar perfeitamente com a Petra Bock.
Fondue de Queijo com Castanha do Pará
Ingredientes:
- 1 pote de requeijão light
- 2 colheres de sopa de queijo tipo grana
- ½ xícara de chá de queijo cottage
- ½ xícara de chá de vinho branco
- 2 xícaras de Castanha do Pará
- 1 dente de alho pequeno
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de chá de noz moscada
Modo de Preparo:
Misture o requeijão light em fogo baixo com o queijo cottage, em seguida o queijo tipo grana e o vinho branco. Coloque os demais ingredientes no liquidificador ou processador e, depois de triturado, acrescente na mistura de queijos. Aquecer em panela de barro ou pedra sabão e servir acompanhado de pães e torradas.
Nossa harmonização: Encorpada e com maior presença de malte, a Petra Bock tem um sabor marcante, assim como a Castanha do Pará. Ela também harmoniza muito bem com o fondue de queijo. Por isso, escolhemos esse tipo de harmonização em que todos se complementam.
Fonte da Receita: site Cem por Cento (com adaptações)
Com informações de: Armazém das Especiarias