Cebola

Uma das especiarias mais comuns na gastronomia brasileira, a cebola teve origem no centro da Ásia e no Oriente Médio, e já é cultivada há mais de 5000 anos. É essencial para pratos salgados, saladas e molhos. Embora versátil, é conhecida também por provocar lágrimas em quem à corta. Para evitar esse efeito colateral, basta descascar e picar debaixo de água corrente.

A cebola tem diferentes tipos. A cebola pera (ou amarela) é a que o brasileiro mais conhece e usa. Seu sabor forte pode ser suavizado se deixar as rodelas de molho em água por 30 minutos. A cebola branca (também conhecida como pérola) é aquela que normalmente usamos para conserva. As chalotas são alongadas, muito mais adocicadas e com baixíssima acidez. Já a cebola roxa vem ganhando destaque em diversas receitas, graças ao seu sabor suave – é indicada para comer crua e, quando caramelizada, fica ainda mais doce.

Onde encontrar: Em grandes redes de supermercado, feiras, sacolões, mercados e entrepostos municipais.

A receita: O picadinho é uma das receitas mais antigas do mundo. Na Civilização Oriental e na Roma Antiga a maioria das carnes era picada. No Brasil, ele chegou junto com os portugueses, e se tornou uma variação do guisado luso. A sofisticação veio com os russos, que criaram o estrogonofe. Nossa receita mostra como o picadinho também pode ser apreciado na alta gastronomia, usando a cebola como um de seus principais temperos, e a Petra Aurum que, além de valorizar o preparo, também harmoniza com a receita.

Picadinho Gourmet

Ingredientes:

  • 500g de carne picadinha (alcatra, coxão mole ou patinho)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 cebolas médias picadas
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 folhas de louro
  • ½ garrafa de Petra Aurum (250ml)
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • ½ lata de creme de leite sem soro
  • 1 cenoura grande ralada

Modo de Preparo:

Em fogo médio, doure o alho, a cebola e a cenoura ralada na manteiga. Adicione a carne temperada com sal e pimenta aos poucos na panela, misturando bem com o alho, a cebola e a cenouta. Deixe fritar por uns cinco minutinhos e só então acrescente o louro e a cerveja. Baixe o fogo, tampe a panela e deixe a carne cozinhar por 20 a 30 minutos, até ficar macia e o caldo engrossar. Adicione o creme de leite sem soro no final, mas não se esqueça de tirar do fogo antes que ele ferva, para não coalhar.

Nossa harmonização: A Petra Aurum é uma autêntica cerveja puro malte encorpada, com aroma agradável de lúpulo. Além de harmonizar muito bem com o prato, ela dá um toque especial no preparo da receita, valorizando ainda mais o sabor da cebola, que é o tempero principal do picadinho gourmet.

Fonte da Receita: site Mestre Cervejeiro (com adaptações)
Com informações de: Armazém das Especiarias e blog Espaço Gourmet

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Cerveja Petra

PARA ACESSAR O SiTE, VOCÊ PRECiSAR SER MAiOR DE 18 ANOS

DIGITE O ANO DE NASCIMENTO

Cerveja Petra

Obrigado!