Cebolinha
Uma das hortaliças mais utilizadas e comercializadas em todo o mundo, a cebolinha se desenvolve em tufos muito densos. Apresenta folhas verde-escuras, roliças, que atingem no máximo 30 cm de altura. As folhas frescas têm um agradável e suave sabor parecido com o da cebola. São utilizadas cruas ou refogadas em diversas receitas.
O mais antigo indício do cultivo da cebolinha data de cerca de 3.200 anos a.C. na civilização persa. A especiaria é uma boa fonte de vitaminas A e C, e por isso ajuda no combate à gripe e às doenças respiratórias em geral. Além disso, auxilia na digestão e estimula o apetite. Em conjunto com a salsinha forma um condimento conhecido como cheiro-verde.
Onde encontrar: Supermercados, mercados, internet, lojas especializadas em produtos naturais, sacolões, mercearias, entrepostos municipais e feiras livres.
A receita: A cebolinha pode ser o principal tempero de uma receita. É o que acontece com o picadinho de vitela, que indicamos para mostrar como a especiaria sobressai e torna o prato marcante. Para harmonizar, a encorpada Petra Bock.
Picadinho de Vitela
Ingredientes:
- 750 gramas de carne magra de vitela sem osso
- 1 xícara (chá) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- Sal a gosto
- ¼ xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 maço de cebolinha bem picada
Modo de Preparo:
Coloque a manteiga em uma panela, juntar o azeite e leve ao fogo médio para derreter. Adicione a cebolinha e frite até murchar; mexendo de vez em quando. Retire a cebolinha com uma escumadeira e reserve. Corte a carne em cubos (cerca de 5 cm de lado) e passe os pedaços pela farinha de trigo. Coloque na panela com a manteiga derretida e deixe fritar até que comece a dourar. Acrescente o suco de limão, misturando bem. Por último, coloque a cebolinha e tampe a panela, deixando cozinhar por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando. Se o suco de limão secar demais, coloque um pouco de água, para não grudar. Pouco antes de servir, provar e acrescentar o sal.
Nossa harmonização: A cebolinha é a especiaria fundamental desta receita, valorizando a vitela e ressaltando o sabor e o aroma do prato. Por isso, optamos pela harmonização com a Petra Bock, uma cerveja com características tão marcantes quanto a receita. Maltada, forte e de coloração avermelhada, ela faz uma perfeita harmonia com os ingredientes utilizados.
Receita: blog Receitas da Bia (com alterações)
Com informações de: Armazém das Especiarias