Cerveja ou refrigerante?
A cerveja era considerada o equivalente a refrigerantes na Rússia até 2011. Sim, isso mesmo! Diante da predileção nacional por bebidas destiladas mais fortes, como a vodka, a população russa identificava a cerveja como uma espécie de refrigerante, porque o teor alcóolico dela era menor que 5%.
Mas, em 2011, o Parlamento russo aprovou um projeto de lei que reconhecia, pela primeira vez no país, a cerveja como bebida alcoólica. Até então considerada item alimentício, a cerveja passou a ter sua produção controlada e seu consumo restrito da mesma forma que bebidas destiladas. O projeto se tornou lei em 2013.
Segundo o jornal russo Pravda, por causa da baixa qualidade do álcool que circulava no país, a lei veio para melhorar a qualidade da produção da bebida.
Mesmo com a nova lei, os russos continuam consumindo muita cerveja. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudo de Opinião Pública da Rússia (VTsIOM) em 2014, ou seja, depois da lei, identificou a cerveja como a bebida alcoólica predileta dos russos, superando a tradicional vodka.
Com informações dos sites Estadão e Gazeta Russa