Cheiro Verde

A união da cebolinha e da salsinha em um mesmo saquinho deu origem ao cheiro verde, especiaria típica da culinária brasileira.  Mas o cheiro verde pode ter outras combinações, dependendo da região do país. No Norte e no Nordeste ele vem acompanhado com coentro, e no Pará vem com chicória.

A maioria das receitas, porém, opta pelo cheiro verde como a combinação de salsinha e cebolinha, pois o coentro e a chicória tem sabores marcantes e dão um sabor diferente ao prato. O cheiro verde é muito usado em sopas, guizados e tortas.

Onde encontrar: Em grandes redes de supermercado, feiras, lojas de especiarias, mercados e sacolões.

A receita: No frio, sopas e cremes ganham espaço nas nossas refeições. Por isso, escolhemos uma receita que combina com o inverno brasileiro: o creme de mandioca, que tem seu sabor ressaltado graças ao cheio verde. Para harmonizar, uma cerveja com maior presença de malte, que também combina com essa estação: a Petra Bock.

Creme de Mandioca

Ingredientes:

  • 500g de mandioca
  • 500g de linguiça defumada
  • 300g de costelinha de porco defumada
  • 2 cebolas
  • 2 dentes de alho
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 maço de couve (cortada bem fininha)
  • Sal
  • Cheiro verde a gosto

Modo de Preparo:

– Cozinhe a mandioca com a costelinha de porco, em uma panela de pressão, por 20 minutos. Separe a costelinha e bata a mandioca com o caldo do cozimento no liquidificador.

– Em uma panela grande, frite o alho, a cebola e “esmigalhe” a linguiça. Frite muito bem. Adicione a costelinha e a mandioca batida. Deixe ferver, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.

– Se o caldo estiver muito espesso acrescente um pouco mais de água. Prove o sal e adicione o creme de leite e o cheiro verde.

– Corte a couve bem fininha e frite em um fio de óleo, em uma frigideira bem quente e sirva em recipiente separado, acompanhando a creme.

Nossa harmonização: Para os dias frios, nada melhor do que harmonizar um prato quente com uma cerveja forte. Por isso, escolhemos o creme de mandioquinha, que tem seu sabor valorizado com a presença do cheiro verde, e harmoniza muito bem com a encorpada Petra Bock

Fonte da Receita: site GShow
Com informações de: Armazém das Especiarias

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Cerveja Petra

PARA ACESSAR O SiTE, VOCÊ PRECiSAR SER MAiOR DE 18 ANOS

DIGITE O ANO DE NASCIMENTO

Cerveja Petra

Obrigado!