Cominho
Originário do Oriente e cultivado na região mediterrânea muito antes de Cristo, o cominho é uma especiaria usada por várias civilizações desde os celtas antigos, encantando também romanos e árabes. Tradicional de países quentes, possui flores, mas a parte comestível é a semente.
Muito popular no México e no norte da África, costuma ser usado em pó e, neste caso, deve ser fresco. Caso seja utilizado inteiro, deve ser frito ou tostado para diminuir o amargor. Portugal, Espanha e Índia são outros países que consomem bastante a especiaria, em pratos salgados e em pães, chutneys e bebidas. Seu sabor intenso também faz sucesso na gastronomia brasileira, especialmente para temperar feijão e carnes.
Onde encontrar: Feiras livres, sacolões, internet, entrepostos municipais, supermercados e mercados.
A receita: Muita gente acredita que o chilli é um prato mexicano, mas a receita original vem dos Estados Unidos. Prato oficial do estado do Texas, teria sido inventado ali mesmo no século 19, e era popular entre os cowboys e aventureiros do oeste americano. Com o final da Guerra de Secessão, em 1865, o prato ganhou o país e, posteriormente, o mundo. Um dos seus segredos é que, para ter seu famoso sabor picante, é importante usar o cominho. E o prato fica ainda melhor se harmonizado com a encorpada Petra Stark Bier.
Chilli de Feijão
Ingredientes:
- 1/2 Kg de carne moída
- 1/2 Kg de feijão pré-cozido sem caldo
- 3 tomates médios cortados em cubos médios
- 1 pimentão verde pequeno cortado em cubos
- 1 pimentão vermelho pequeno em cubos
- 1 cebola média cortada em cubinhos
- 3 dentes de alho amassados
- 4 colheres de sopa de óleo de soja
- 1 cubo de tempero pronto sabor carne
- 1 litro de água fervente
- Cominho a gosto
- Sal a gosto
- Molho de pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Em uma panela grande coloque o óleo e doure a cebola e o alho. Acrescente a carne moída.
Sempre mexendo, refogue por 3 a 4 minutos. Adicione os temperos (cubo de tempero pronto, cominho e molho de pimenta). Experimente e adicione mais sal a seu gosto. Acrescente os tomates e pimentões e refogue por mais alguns minutos.
Por último, acrescente os feijões e a água fervente. Tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos, sempre verificando para que os feijões não fiquem muito cozidos.
Nossa harmonização: Com seu sabor amargo característico, a Petra Stark Bier harmoniza perfeitamente com o cominho, uma especiaria picante e fundamental no preparo do chilli de feijão.
Receita: Receitas Sem Fronteiras
Com informações de: Armazém das Especiarias