Dill
Dill, Endro ou Aneto são os nomes dessa especiaria com folhas de sabor delicado e sementes aromáticas e picantes. De origem asiática, o dill é muito popular na Europa e uma das ervas mais conhecidas do Ocidente. É considerada fundamental na culinária de russos, polacos e escandinavos, e na Índia é um dos ingredientes do curry.
No Brasil, a especiaria é muito apreciada em receitas sofisticadas. Pode ser usado em pó ou as folhas frescas, especialmente para fazer biscoitos, bolos, pães, queijos, peixes, frutos do mar, molhos para saladas e frutas em calda. A parte mais valorizada são as sementes, que produzem um óleo com sabor picante e aroma agradável.
Onde encontrar: Lojas especializadas em produtos naturais, internet, supermercados, mercados e entrepostos municipais.
A receita: O litoral brasileiro favorece a degustação de pratos com peixes, particularmente apreciados no verão. Indicamos uma receita que une um peixe típico do nosso litoral, o badejo, ao sabor delicado do dill. Para harmonizar, a aromática Petra Aurum.
Filé de Badejo com Molho Dill
Ingredientes
Peixe:
- 2 postas de 200 g de filé de badejo
- Suco de 1 limão tahiti
- Raspas de 1 limão siciliano
- 3 dentes de alho
- 30ml de vinho branco
- Sal
- Pimenta do Reino
- Farinha de trigo para empanar
- Manteiga para grelhar
Molho:
- 200 g de cebola em pedaços
- 200 g de alho-poró em pedaços
- 100 g de manteiga
- 500 ml de creme de leite fresco
- 100 g de dill fresco picado
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
Retire os cabinhos mais grossos do dill, despreze e pique as folhas. Reserve. Tempere o peixe com sal, pimenta do reino e suco do limão tahiti. Deixe marinando com em uma vasilha com o vinho branco, as raspas do limão siciliano e os dentes de alho amassados. Enquanto isso, prepare o molho.
Numa frigideira grande, coloque a manteiga e refogue a cebola por dois minutos. Acrescente o alho-poró e refogue por mais dois minutos. Adicione o creme de leite fresco e deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente três minutos. Bata no liquidificador ou no mixer e reserve.
Retire o peixe da marinada e empane na farinha de trigo. Numa frigideira, coloque a manteiga. Quando ela estiver quente junte o badejo, em fogo médio, sem mexer, até dourar de um lado e depois do outro. Ao molho acrescente o dill picado, sal e pimenta a gosto, deixe engrossar e sirva sobre o badejo empanado.
Nossa harmonização: Delicado e aromático, o dill brilha nesta receita e faz uma harmonização perfeita com a Petra Aurum, cerveja puro malte de sabor refinado e marcante. A Petra Aurum também faz ótima harmonização com peixes como o badejo, outro ingrediente fundamental do prato.
Receita: site Monta Encanta
Com informações de: Armazém das Especiarias