Entendendo o Uso do Lúpulo

Conforme vimos no texto sobre Amargor e Aroma os alfa ácidos, que indicam a potência do lúpulo, quando adicionados na fervura, passam por um processo chamado isomerização. Nesse momento, ocorre uma transformação onde esses ácidos conferem o amargor a cerveja. Quanto mais tempo os lúpulos ficarem em contato com o mosto fervente, mais amargor será extraído deles.

Já os óleos essenciais, ao contrário, evaporam ao ficar em contato com o mosto da fervura. Por esse motivo, quando adicionando o lúpulo ao final da fervura, ou no mosto lupulado frio, conseguimos uma melhor extração dos óleos, aumentando o efeito aromático do lúpulo na cerveja.

Na etapa final do processo de adição do lúpulo, como ele ficará 15 minutos ou menos em contato com o mosto fervendo, pouco amargor será conferido a cerveja, mas muito dos óleos essenciais serão mantidos. A quantidade de lúpulo usado vai depender de quanto aroma você quer na cerveja, mas em média são usados 30 a 60 gramas para uma brassagem de 20 litros.

Uma alternativa é adicionar o lúpulo no knockout, ou seja, quando apagamos a chama ao final da fervura. Nesse caso, deixamos o lúpulo por 10 minutos para garantir a solução dos óleos essenciais ou usamos um hopback, que é uma espécie de filtro com lúpulo por onde o mosto quente será circulado nesse tempo.

Com informações do blog Beaba da Lupagem

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Cerveja Petra

PARA ACESSAR O SiTE, VOCÊ PRECiSAR SER MAiOR DE 18 ANOS

DIGITE O ANO DE NASCIMENTO

Cerveja Petra

Obrigado!