Erva Doce
A erva-doce (Pimpinella anisum) já era conhecida por volta de 1550 a.C. graças aos egípcios, que cultivavam a especiaria em grande quantidade para extrair temperos das suas folhas e sementes. Com sabor e aroma bastante característicos, é muito usada na gastronomia de vários países, trazendo sofisticação aos pratos.
Pode ser consumida crua, em tiras finas, ralada ou em sementes. Sua textura é levemente crocante, tornando-se cremosa e de sabor ainda mais suave depois de seu cozimento. Bastante apreciada como chá, a erva-doce também é usada em receitas de bolos, pães, saladas, sucos, drinques e em pratos de carnes e frutos do mar.
Onde encontrar: Hipermercados, supermercados, mercados, quitandas, internet, sacolões, lojas especializadas em produtos naturais e entrepostos municipais.
A receita: Receita originária do norte da Itália, a polenta é um prato difundido pelos italianos em várias partes do mundo. Seu molho a base de ragu de linguiça ganha um sabor especial com a erva doce, como na receita que indicamos. Escolhemos harmonizar com uma cerveja forte, a Petra Bock.
Polenta Cremosa com Ragu de Linguiça e Erva Doce
Ragu:
- 500g de linguiça tipo toscana
- 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 1 cebola picada em cubos pequenos
- 1 lata de tomate pelado
- 1 xícara (chá) de vinho tinto seco
- 2 colheres (sopa) de sementes de erva doce
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
- Sal e pimenta-do-reino
Polenta:
- 1 litro de caldo de carne
- 50g de manteiga sem sal
- 50g de polenta amarela de grano duro
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 80g de queijo parmesão ralado na hora
Modo de Preparo
Ragu: Retire a película que envolve a linguiça e desmanche-a com as mãos até que fique bem “esfarelada”. Aqueça bem uma panela, adicione o azeite e refogue a cebola picada até ficar transparente. Amasse os tomates pelados com as mãos ou com as costas de uma colher para deixar em pedaços menores. Adicione o tomate ao refogado de linguiça. Acrescente o vinho tinto e as sementes de erva doce. Deixe cozinhar por 40 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando. Acerte o sal e a pimenta. Por último coloque uma colher de manteiga e misture bem. Sirva sobre a polenta mole.
Polenta: Coloque um litro de água com dois tabletes de caldo de carne para ferver. Após a fervura, adicione a manteiga e vá colocando a polenta aos poucos e em pouca quantidade por vez, mexendo sempre para não empelotar. Cozinhe a polenta, mexendo sem parar, por 20 minutos. Tempere com sal e pimenta. Por último coloque o creme de leite e o queijo ralado. Acrescente o ragu e sirva imediatamente.
Nossa harmonização: A forte Petra Bock, de coloração avermelhada e sabor intenso, faz uma excelente harmonização por contraste com o sabor suave da erva doce, que é a base do molho da nossa receita de polenta. A Petra Bock também harmoniza muito bem com carnes suínas, como a linguiça que complementa esta receita.
Receita: site Dedo de Moça (com adaptações)
Com informações de: Armazém das Especiarias