Funghi Porcini
De origem italiana, o funghi é uma espécie de cogumelo bastante cultivado e consumido na Europa. Existem alguns tipos de funghi, e um dos mais famosos é o Porcini, que possui cor clara e sabor delicado, contrastando bastante com o funghi chileno, único produzido na América do Sul, que é mais escuro e tem sabor acentuado.
Muito apreciado na alta gastronomia, o funghi serve de base para molhos de massas e de carnes, além de ser um dos principais ingredientes da famosa receita italiana de risoto. Pode ser usado em sua forma natural ou seco (secchi), como é bastante vendido, o que acabou tornando o funghi secchi um cogumelo à parte, e formato o qual o Funghi Porcini é bastante usado. Por trazer um sabor peculiar aos pratos, ganhou fama além do continente europeu, e se tornou uma das especiarias mais usadas atualmente.
Onde encontrar: Grandes redes de supermercados, internet e lojas especializadas em produtos importados.
O prato: Risoto de Funghi. Um prato tradicional da culinária italiana, especificamente da região da Lombardia, é feito originalmente com o Funghi Porcini. Deve ser servido quente e sem acompanhamentos, por isso é muito apreciado nos dias mais frios. Para harmonizar, escolhemos a Petra Stark Bier, uma cerveja encorpada que contrasta com o sabor suave do Funghi.
Nossa harmonização: Delicado, porém marcante, o Funghi Porcini faz ótima harmonização por contraste com a Petra Stark Bier, uma cerveja puro malte encorpada, com amargo intenso. Neste caso, a diferença dos sabores do clássico risoto de funghi e da Petra Stark Bier faz com que ambos sejam ressaltados e valorizados.
Com informações dos sites: Veg Vida, InfoEscola e GNT