Harmonia Perfeita: Cumaru
Fruto da árvore da família das leguminosas, que pode atingir 30 metros de altura, o cumaru é uma vagem com polpa fibrosa, esponjosa e comestível. A semente desse fruto, conhecida como fava-de-cumaru, contém cumarina, substância que tem semelhança com o sabor e o aroma da baunilha.
O cumaru é nativo do Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Ilhas Seychelles e Suriname. Sua utilização na gastronomia brasileira está sendo cada vez mais frequente, especialmente para dar um toque gourmet aos doces. Serve de base para sorvetes e como ingrediente de bolos, tortas, mousses, e pudins, inclusive substituindo a baunilha.
Onde encontrar: Internet e lojas especializadas.
O prato: Pudim de Cumaru. Uma das sobremesas preferidas dos brasileiros, o pudim surgiu pela primeira vez nos navios da Marinha Real britânica, nos séculos 18 e 19. Por aqui ganhou novos sabores, como o pudim de coco, de chocolate, de doce de leite, de pão, entre outros. Para dar um toque gourmet à receita, indicamos o Pudim de Cumaru, que é feito como a receita tradicional, acrescida da fava deste fruto que traz um sabor especial ao paladar. Para harmonizar, a densa Petra Schwarzbier.
Nossa harmonização: O sabor adocicado do cumaru faz excelente harmonização com a Petra Schwarzbier, uma cerveja produzida com malte torrado e caramelizado. Por ser encorpada e cremosa, ela potencializa o sabor desta receita, proporcionando uma experiência gastronômica inesquecível.