Harmonia Perfeita: Palmito
Conhecido com o “coração” de várias espécies de palmeiras, o palmito é bastante popular no Brasil. Como a América do Sul possui uma das maiores diversidades de palmeiras do mundo, ele acabou sendo incorporado à nossa gastronomia, estando presente em sopas, cremes, tortas, e muitas outras receitas.
Seu sabor pode ter uma maior ou menor concentração adocicada, dependendo da palmeira em que foi extraído e se é natural ou em conserva.
Consumimos especialmente o palmito da palmeira juçara, do açaí, da pupunha, e da jauarí. Até a década de 1960, a maior fonte de palmito para o nosso consumo era da palmeira juçara.
Hoje a maioria vem da espécie Amazônica Euterpe Oleracea, conhecida como palmeira açaí. A parte comestível é a ponta da palmeira, que mede cerca de 30 cm, e ele leva mais de sete anos para crescer até o tamanho de corte.
Onde encontrar: Feiras, mercados, supermercados, hipermercados, mercearias e sacolões.
O prato: Risoto de gorgonzola e palmito. A clássica receita italiana fica ainda mais sofisticada com o palmito como um de seus ingredientes. O sabor marcante do queijo gorgonzola também torna o prato especial. Para harmonizar, a encorpada Petra Stark Bier.
Nossa harmonização: Com o sabor marcante do queijo gorgonzola associado a leveza do palmito, esta receita de risoto faz uma perfeita harmonização por contraste com a Petra Stark Bier, uma cerveja com amargor característico, que traz intensidade ao prato.