Hortelã
Originária da Ásia e com sabor e aroma inconfundíveis, a hortelã é uma das especiarias mais populares do mundo. Versátil, pode ser degustada em pratos doces e salgados, e também em drinques, chicletes, balas e sorvetes. Item obrigatório na culinária árabe, ganha espaço cada vez maior na gastronomia de diversos países, inclusive no Brasil, onde hoje em dia é usada bem além do seu famoso chá.
Seu nome de origem é hortelã-verde (Mentha spicata), mas também é encontrada como hortelã-de-leite, hortelã-das-cozinhas, hortelã-dos-temperos, hortelã-vulgar, hortelã-das-hortas ou hortelã-comum. É da família Lamiaceae e possui muitas variedades. Pode ser utilizada seca ou triturada, mas é em sua forma fresca que ela é mais apreciada, graças ao aroma intenso e refrescante que proporciona a qualquer receita.
Onde encontrar: Feiras, sacolões, supermercados, mercados, quitandas, lojas especializadas em produtos naturais e entrepostos municipais.
A receita: A carne de porco é bastante consumida em diversos países, e ganha um toque gourmet com o molho de hortelã, como nesta receita que indicamos. Um prato de sabor marcante, mas que graças à hortelã tem o frescor da primavera que está chegando. Para harmonizar, a forte e encorpada Petra Bock.
Lombo de Porco com Molho de Hortelã
Ingredientes:
- 1 kg de lombo de porco
- 1 xícara de azeite de oliva
- 2 dentes de alho cortados em tiras
- 1 limão (casca ralada e suco)
- 2 colheres de sopa de hortelã picada
- 1 pequeno punhado de manjericão
- Sal, pimenta do reino e orégano a gosto
Modo de Preparo:
Marinada:
Misture em uma tigela: 1/2 xícara de azeite de oliva, o alho, o manjericão, metade da casca de limão, a pimenta, o orégano e o sal a gosto. Disponha o lombo de porco em um prato ou tigela fundo, e faça cortes com uma faca a cada 2 cm aproximadamente. Regue o lombo com a marinada, cuidando para que penetre nos cortes feitos. Deixe descansar por uma hora.
Molho:
Enquanto o lombo descansa na marinada, coloque no liquidificador o suco de limão, o restante da casca de limão, a hortelã, o restante do azeite de oliva, uma pitada de sal e uma pitada de pimenta-do-reino. Bata até formar um molho homogêneo.
Lombo:
Unte uma forma com laterais altas e coloque papel alumínio (deixe o lado brilhante para baixo, em contato com a forma). O papel alumínio deve ser do tamanho suficiente para fazer uma espécie de envelope para a carne.
Retire o lombo da marinada e disponha-o na forma. Derrame novamente a marinada sobre o lombo e feche o papel alumínio.
O lombo deve ficar submerso na marinada dentro do envelope de papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 40 minutos. O tempo pode variar conforme o forno.
Retire do forno, abra o envelope com cuidado e verifique se a carne já está cozida.
Deixe o lombo descoberto do papel alumínio e leve-o novamente ao forno até dourar. Cuide para não deixar a carne secar.
Coloque o lombo em uma travessa e regue-o com um pouco do molho de hortelã preparado no liquidificador. Sirva em seguida, com o restante do molho à parte.
Nossa harmonização: O aroma e o sabor intensos da hortelã fazem uma harmonia perfeita com a forte Petra Bock, cerveja que tem maior presença de malte. A Petra Bock também harmoniza muito bem com o lombo de porco, o que torna essa receita uma experiência única ao paladar, com sabores marcantes.
Receita: site Tudo Gostoso
Com informações de: Armazém das Especiarias