Malte de Centeio

Assim como o malte de trigo, que falamos no texto anterior, o malte de centeio não possui cascas. Ele rende menos extrato que os demais maltes, e é ligeiramente mais escuro do que o malte de cevada e de trigo.

O malte de centeio também possui um sabor bastante pronunciado, e pode ser excessivo se for usado em grandes quantidades na produção de uma cerveja. Mas, adições menores que 5% deste tipo de malte trazem um sabor bastante agradável à cerveja. Ele também pode dar uma coloração avermelhada à bebida.

Ainda quando o assunto é malte, devemos lembrar que existem dois produtos especiais para produção de cerveja, que entram na categoria de cevadas não-malteadas. São as cevadas torrada e preta. Ambas têm a característica de não possuir enzimas ativas, que são as proteínas encontradas no malte, responsáveis por catalisar reações químicas, amilases e proteases durante o processo de mosturação.

Com informações dos sites Cervesia,e Malz Bestimmt

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Comentários

Geraldinho de Paula Corrêa
Valmir, regra geral é que quase tudo o que é feito com grãos ou farinha de trigo, cevada, centeio, triticale tem essa proteína. Até mesmo algumas bebidas alcoólicas contêm glúten. Entre elas estão a cerveja (que leva cevada ou trigo em suas formulações), o uísque, a vodca e o gim. Abraço.
Valmir de Oliveira Thomaz
Malte de centeio tem glúten?
Cerveja Petra

PARA ACESSAR O SiTE, VOCÊ PRECiSAR SER MAiOR DE 18 ANOS

DIGITE O ANO DE NASCIMENTO

Cerveja Petra

Obrigado!