Manjericão

Também conhecido como basílico, palavra derivada do grego basilikos, que significa “erva digna de reis”, o manjericão é nativo do Irã e da Índia, e chegou à Itália pelo Oriente Médio. No século XII e XV foi introduzido na Inglaterra e França, respectivamente, e chegou à América com os primeiros imigrantes. No ocidente é símbolo de fertilidade.

As folhas mais aromáticas do manjericão são as colhidas antes da florada. Elas preservam uma maior quantidade de óleos vegetais, o que determina o aroma. Na culinária, pode ser usado fresco, congelado ou seco em sopas, peixes, omeletes, molhos, massas, pizzas e com vegetais como a alcachofra, brócolis, cenoura, berinjela e abobrinha. É a base para o famoso molho pesto, porém, quando usado em molhos, o ideal é acrescentar a especiaria somente no final do cozimento, para manter o sabor e o aroma.

Onde encontrar: Supermercados, mercados, lojas especializadas em produtos naturais, entrepostos municipais, sacolões e feiras livres.

A receita: O molho pesto é originário da cidade de Gênova, na Liguria, norte da Itália, e o manjericão é a grande estrela da receita. Tradicionalmente acompanha diversos tipos de massas, mas também pode ser usado em outros pratos. Por isso, indicamos uma receita simples e saborosa de um tradicional sanduíche italiano – o panino – que tem o molho pesto como um dos seus ingredientes, e é perfeito para degustar em uma reunião em casa, com os amigos ou a família. Para harmonizar, a densa e encorpada Petra Schwarzbier.

Panino de Presunto de Parma com Molho Pesto

Ingredientes

Para o molho pesto:

  • 2 xícaras (chá) de manjericão fresco
  • 1/2 xícara (chá) de nozes (ou pinoli)
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)
  • 2 dentes de alho
  • 2 xícaras (chá) de azeite
  • Sal a gosto

Para o sanduíche:

Modo de Preparo

Molho: Lave e seque bem as folhas de manjericão. Descasque os dentes de alho. No processador de alimentos bata primeiro o azeite com as nozes, os dentes de alho e o queijo parmesão até triturar. Junte as folhas de manjericão e termine de bater para fazer o molho – quanto menos você bater as folhas de manjericão, mais verdinho fica o molho. Se preferir, bata o molho no mixer ou liquidificador. Tempere com o sal a gosto e utilize a seguir. Este molho é perfeito para comer com polenta, macarrão caseiro ou dar um toque no frango grelhado do dia-a-dia.  Para armazenar o molho pesto, transfira para um pote de vidro esterilizado com fechamento hermético. Mantenha na geladeira por até 15 dias ou no congelador por até 1 mês.

Sanduíche: Espalhe o pesto nos dois lados interiores do pão. Em apenas um dos lados do pão, coloque duas fatias de queijo, as quatro fatias de presunto de parma, rúcula, azeite, sal, pimenta do reino, e termine com as duas fatias  de queijo restantes. Cubra com o pão. Pincele a parte externa dos pães com azeite. Grelhe o sanduíche por cinco minutos. Corte o panini ao meio e sirva em seguida.

Nossa harmonização: O molho pesto harmoniza perfeitamente com a cremosidade da Petra Schwarzbier, reforçando o sabor do manjericão, um de seus principais ingredientes, e da cerveja.

Receitas: sites GNT (molho pesto e Gourmet a Dois (sanduíche)
Com informações de: Armazém das Especiarias

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Cerveja Petra

PARA ACESSAR O SiTE, VOCÊ PRECiSAR SER MAiOR DE 18 ANOS

DIGITE O ANO DE NASCIMENTO

Cerveja Petra

Obrigado!