O Lúpulo e os Estilos de Cerveja
Como já vimos antes, o lúpulo é quem confere amargor à cerveja. Cada estilo de cerveja possui uma quantidade de lúpulo específica. Vamos descobrir o quanto o lúpulo pode influenciar no estilo das cervejas?
O Estilo Pale Lager é a sub-divisão mais comum das cervejas lagers e apresenta tipos muito conhecidos pelo público brasileiro:
PILSNER – Também conhecida como pilsen por aqui. Seu aroma e sabor são acentuados pelo lúpulo, por isso possui um leve amargor.
AMERICAN LAGER – Apesar de se denominarem como Pilsen, elas são Lager. Fácil de beber, possui pouco amargor e final relativamente seco. O aroma suave de cereais, e a cor dourada e cristalina são outras características.
PREMIUM LAGER – Um outro estilo americano que se assemelha ao American Lager mas, comparados a este, possui mais lúpulo e mais malte. Já quando comparado a outros estilos possui menos malte e pouco aroma de lúpulo.
HELLES – Cerveja produzida e consumida em larga escala na região da Bavaria, na Alemanha. É considerada uma cerveja que destaca o malte e com menos lúpulo no preparo, por isso tem um baixo amargor.
DORTMUNDER EXPORT – Muito produzida e consumida na região de Dortmund, na Alemanha. Seu malte e lúpulo são equilibrados, trazendo uma sensação adocicada do malte e também um forte amargor, diferente das lagers consumidas normalmente.
Fonte: site Homini Lupulo