Orégano
Erva originária da Ásia e da Europa mediterrânea, o orégano possui uma variedade de tipos que dependem do solo, do clima e da espécie. O mais suave cresce entre pedras ou em colinas e, quando encontrados em locais de clima úmido e frio, não é muito picante. Muito celebrado na gastronomia italiana, é aromático e facilita a digestão. A erva também pode ser usada em infusão para tratar problemas como tosse, bronquite e cólicas intestinais.
O orégano realça o sabor dos alimentos, e sua utilidade no processo digestivo acontece porque ele ativa a ação das glândulas salivares. A especiaria é ótima para ser consumida com pizzas, macarrão, batatas, queijos, tomate, peixes e carnes. A palavra orégano tem origem do grego Origanum, que significa “alegria da montanha”. Diz a lenda que a erva tem o poder mágico de trazer felicidade.
Onde encontrar: Em lojas de produtos naturais, supermercados, mercados, padarias especiais, entrepostos municiais, feiras livres e sacolões.
A receita: A tapioca é de origem indígena tupi-guarani e seu nome é derivado da palavra tipi’óka (coágulo), o nome dado para o amido do qual ela é feita. Esse amido nada mais é do que a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, polvilho e goma. Típica do Norte e Nordeste brasileiro, ganhou as mesas de todo o país graças a praticidade com que é feita. Seu recheio é variado, podendo ser doce ou salgado. Vamos indicar uma receita de tapioca com carne desfiada, onde o segredo do recheio está na forma como a carne é preparada, privilegiando o orégano entre os temperos. Essa especiaria valoriza o prato, que pode ser harmonizado com uma Petra Escura Premium.
Tapioca de Carne Desfiada
Ingredientes:
- Goma de Tapioca
- Mussarela ralada a gosto
Recheio:
- 700g de coxão mole em cubos grandinhos (4x4cm)
- 1/2 lata de molho de tomate
- 1/2 xícara (café) de vinagre
- 5 pimentas doces partidas ao meio, sem sementes
- 1 colher (sopa) de rum ou conhaque
- 2 colheres (chá) de orégano
- 1 pitada de pimenta do reino
- 1 colher (chá) de molho inglês
- 5 dentes de alho espremidos
- Água
- Azeite
Modo de Preparo:
Numa panela de pressão, aqueça o azeite e frite bem os cubos da carne. Quando estiver dourada, coloque o alho e refogue. Junte o rum ou conhaque, mexa e deixe evaporar. Acrescente as pimentas doces, refogue novamente. Junte o molho de tomate, 1 colher de orégano, o louro, o vinagre e água, o suficiente para cobrir a carne e ultrapassar cerca de dois dedos. Tampe a panela e cozinhe por 40 minutos, abaixe o fogo assim que pegar pressão. Tome conta para não deixar a água secar e queimar a carne. Quando estiver dando o tempo do cozimento, retire a pressão e verifique se a carne já está desfiando, molinha. Se estiver, é hora de retirar do molho e desfiar os pedaços. Tempere com o molho inglês e o orégano restante. Coloque também as pimentas cozidas (estarão quase um purê) e hidrate com três colheres do molho. Para fazer a tapioca, peneire a goma na frigideira antiaderente. Quando as beiradas começaram a soltar, coloque uma porção generosa de mussarela ralada e outra da carne desfiada. Quando começar a derreter o queijo, basta dobrar a tapioca ao meio.
Nossa harmonização: Indicamos a tapioca, uma receita tipicamente brasileira, onde o orégano faz toda a diferença no recheio. Para valorizar o prato escolhemos uma harmonização com a Petra Escura Premium, que com seu sabor diferenciado ajuda a realçar o paladar.
Fonte da Receita: blog Água na Boca (com adaptações)
Com informações de: Armazém das Especiarias