Os maltes base
A base para a cor e o sabor de uma cerveja é determinado pelo malte. E ele influencia o sabor da cerveja mais do que qualquer outro ingrediente. Não existe um sistema universal que classifica todos os tipos de maltes, porque eles são categorizados e comercializados de formas diferentes. Porém, na maioria das vezes, os maltes são classificados como maltes base ou maltes especiais.
Os maltes base são usados em todos os tipos de cerveja. Eles podem ser utilizados em até 100% da receita, ou misturado aos maltes especiais, mas geralmente suas porcentagens são maiores em relação aos demais. Os maltes base são o Pilsen e o Pale; o primeiro é bem suave, já o outro tem aroma ligeiramente torrado.
Os maltes base costumam ter bastante carga de açúcares, enzimas e intensidades baixas de torrefação. O único tipo de malte produzido no Brasil é o Pilsen. Outros maltes com desenhos de torrefação diferentes chegam ao país pela importação. Seus nomes comerciais são ligados à maltaria que os produz, sempre em decorrência da intensidade, do tipo de torrefação e da carga de açúcares.
A expressão Puro Malte é indicada para as cervejas produzidas com 100% de malte de cevada, sem adjuntos cervejeiros. Um exemplo de cerveja puro malte é a Petra Aurum, conhecida por valorizar esse ingrediente.
Com informações dos sites Cervesia, Beer Life e Malz Bestimmt