Os tipos de cerveja e o malte
Para cada cerveja, existe um malte que dá características próprias à bebida. Vamos conhecer melhor as diferenças entre eles e como influenciam nos estilos e tipos de cervejas.
Pilsen
A cerveja Pilsen é a mais comum e conhecida no Brasil. Do tipo Lager, também é mais clara e leve, e de baixa fermentação. Seus ingredientes básicos são malte de EBC entre 2,5 e 4, lúpulo do tipo Saaz e água.
Bock
A cerveja Bock também faz parte do estilo Lager, porém é doce e relativamente forte. Sua coloração varia entre o cobre claro e o castanho. Considerada fortemente alcoólica, mas de sabor suave, possui ainda toques de caramelo.
Seus ingredientes são água, malte dos tipos Viena e Munich e pouco lúpulo, fermentados por levedo de baixa fermentação.
Stout
De tonalidade escura, o tipo Stout é conhecido popularmente como “cervejas escuras”. Sua principal característica é a cremosidade, além do sabor e aroma intensos, com teor alcoólico que varia entre 8% e 12%.
Produzidas com maltes torrados, as Stouts têm amargor, porém com notas suaves de chocolate e café. Ela é produzida com água, malte escuro torrado, pouco lúpulo e fermentada em levedo de alta fermentação.