Páprica
A páprica é uma especiaria preparada com pimenta seca moída – elas são membros da mesma espécie, a capsicum annumm. É basicamente consumida em pó, e o que a diferencia da pimenta é o seu gosto: pode ser sutilmente doce (e por isso é chamada de páprica doce) ou ter um ardor leve (conhecida como páprica picante). Originária do México, ela se espalhou pela Europa graças a Cristóvão Colombo, que a levou ao Velho Continente em um de seus navios. Segundo dados históricos, a páprica entrou na gastronomia mundial em 1560, quando chegou à Hungria e seu uso foi incorporado em pratos famosos como o Goulash, um guisado de carne típico do país. Por isso, hoje a Hungria é um dos principais produtores mundiais de páprica.
Mas foi somente no século XIX que a especiaria passou a ser usada na cozinha ocidental, especialmente em peixes, sopas e molhos em sua versão doce, e em carnes, aves e ovos em sua versão picante. Atualmente ela é bem popular em vários pratos mundo afora, o que fez com que a Espanha, os países da América Latina, regiões do Mediterrâneo, a Índia e o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, se juntassem à Hungria como os principais produtores de páprica no mundo.
Onde encontrar: Internet, supermercados, mercados, quitandas, lojas especializadas em produtos naturais, hipermercados e entrepostos municipais.
A receita: Receita típica da Hungria, o Goulash é uma espécie de ensopado de carne, apreciado pelos vaqueiros húngaros, e depois difundida pelo país e pelo mundo. Seu principal tempero é a páprica, que dá o sabor levemente picante e diferenciado a receita. Indicamos para harmonizar a densa Petra Stark Bier.
Goulash
Ingredientes
- 1 ½ kg de carne de sua preferência (acém, patinho, coxão duro, coxão mole são as mais indicadas)
- 1 colher de sopa de páprica picante
- 2 cebolas grandes cortadas em 8 pedaços
- 2 dentes de alho amassados para temperar a carne
- 4 tomates grandes maduros sem pele e sem sementes cortados em cubos
- 1 copo de vinho tinto
- Azeite para refogar
Modo de Preparo
Corte a carne em cubos do tamanho que preferir. Tempere com alho amassado e reserve. Refogue a cebola e os tomates no azeite até ficarem dourados. Acrescente a páprica e refogue bem, sempre mexendo até formar um molho grosso. Coloque a carne e refogue até ficar toda selada.
Acrescente o vinho, mexa bem e tampe a panela. Deixe cozinhando em fogo baixo. De vez em quando dê uma mexida e, se precisar, acrescente água quente para manter a carne sempre coberta. Este processo dura mais ou menos uma hora e meia. Quando a carne estiver macia, estará pronta.
Se houver pouco caldo, acrescente mais água e deixe encolher.
Nossa harmonização: O amargo da Petra Stark Bier, uma cerveja puro malte encorpada, faz uma ótima harmonização por contraste com o sabor picante da páprica. Este tipo de harmonização torna o paladar diferenciado e marcante.
Receita: site Receitas sem Fronteiras
Com informações de: Armazém das Especiarias