Pimenta Branca
Uma das especiarias mais conhecidas dos brasileiros é a pimenta-do-reino, que no Brasil é mais usada em sua versão preta. Mas, da mesma família, temos a pimenta-do-reino branca, que pode ser consumida seca, em grãos ou moída. Foram os mercadores muçulmanos, na época das Grandes Navegações, que apresentaram a pimenta-do-reino (nascida na Ásia equatorial) para o mundo.
Tanto a pimenta-do-reino preta como a branca vêm da mesma semente. A diferença está no processo de secagem. As brancas esperam mais para amadurecer completamente, passam por um processo, tem a casca removida, secas no sol e resultam numa pimenta com sabor mais suave. Na culinária é a preferida em pratos como sopas, purês de batata, peixes, frangos, carne de porco, suflês e molhos.
Onde encontrar: Em grandes redes de supermercado, feiras, lojas de especiarias, mercados e também na internet.
A receita: A costelinha suína faz sucesso de Norte a Sul do Brasil e, para temperá-la, a pimenta branca é perfeita, porque ressalta o sabor da carne. Por isso escolhemos essa receita, que valoriza a especiaria e harmoniza muito bem com a Petra Weiss.
Costelinha Suína Empanada
Ingredientes:
Suco de 2 limões
- 1/2 xícara de vinagre
- Sal
- Sal grosso
- Pimenta branca (moída ou em grãos)
- Farinha de Mandioca
- 4 folhas de sálvia picadas
Modo de Preparo:
Deixe a costelinha de porco (temperada com o suco de limão, sal grosso, sálvia e pimenta branca) maturando por uma hora. Depois desse tempo, misture um pouco de sal fino na farinha de mandioca e empane a costelinha.
Coloque a costelinha no espeto e a posicione em altura média na churrasqueira. O tempo de churrasqueira é de aproximadamente 45 minutos. Não esqueça de virar o espeto a cada 10 minutos e, antes de virar, ‘regue’ a costelinha com gotas de vinagre.
Nossa harmonização: Com sabor mais suave do que a pimenta-do-reino preta, a pimenta branca é o principal tempero desta receita. Ela faz uma perfeita harmonização por semelhança com a também suave Petra Weiss, uma cerveja clara de trigo muito refrescante.
Fonte da Receita: site Botecagem (com adaptações)
Com informações de: Armazém das Especiarias