Pimenta-de-Bode
A pimenta-de-bode, uma das pimentas mais usadas na culinária brasileira, também é conhecida como pimenta bode e pimenta de cheiro. É encontrada em particular abundância no estado de Goiás, onde é feita a maior parte do seu cultivo. Possui diversas cores, entre elas verde, laranja, amarela e vermelha. Cada cor tem uma ardência diferente.
Com forte aroma, está presente em diversos pratos típicos brasileiros, como a galinhada, o baião de dois e o tutu de feijão. É usada como tempero no preparo de carnes, arroz, feijão, e também em carnes de porco. É consumida muitas vezes in natura, e seu preparo em conservas também é muito comum e extremamente apreciado.
Onde encontrar: Supermercados, mercados, internet, lojas especializadas em produtos naturais, entrepostos municipais e feiras livres.
A receita: Prato típico do estado de Goiás, a galinhada pode ser encontrada em diversas versões, especialmente no interior de Minas Gerais e São Paulo. Indicamos uma receita simples do prato, onde a pimenta de bode é um tempero essencial para que o molho fique com sabor picante. Para harmonizar, o amargor da Petra Stark Bier.
Galinhada
Ingredientes:
- 1 kg de frango caipira ou coxa e sobrecoxa de frango de granja
- 1 colher de sobremesa de açafrão-da-terra
- 2 colheres de sopa de óleo de soja
- 2 cebolas picadas
- 1 tomate picado
- 2 xícaras de chá de arroz
- Alho, sal, pimenta-bode, cebolinha e salsa a gosto
Modo de Preparo:
Se não for galinha caipira, use somente coxa e sobrecoxa, refogue-as inteiras sem pele no óleo com alho e sal, coloque um pouquinho de água e abafe para obter um pré-cozimento. Desosse deixando os pedaços de carne grandes (não desfie, só desosse). Guarde a pele e os ossos.
Ferva os ossos numa panela com bastante água por no mínimo 30 minutos. Retire-os e reserve este caldo (fundo). Pique em pedaços bem pequenos a pele. Frite bem os pedacinhos de pele, sem deixar escurecer. Refogue o açafrão (uma colher de sobremesa para cada quilo de frango) e o alho no óleo da pele. Rapidamente, para o açafrão não amargar, acrescente imediatamente o arroz (duas xícaras de chá de arroz para cada quilo de frango), refogue-o, acrescente a água dos ossos (fundo), cebola picada, um pouco de tomate picado, pimenta-bode a gosto e o frango desossado.
Corrija o sal se necessário, deixe cozinhar até o arroz ficar quase no ponto, desligue ainda com bastante caldo no fundo da panela, abafe por 10 minutos. Ao servir, acrescente cebolinha e salsa picadas por cima.
Nossa harmonização: Para quem gosta de sabores intensos, a Galinhada faz uma harmonização perfeita com a Petra Stark Bier. Encorpada e amarga, a Petra Stark Bier ajuda a ‘quebrar’ o sabor picante da pimenta-de-bode, especiaria que predomina nesta receita.
Receita: site Gastronomia Cotidiana
Com informações de: Armazém das Especiarias