Pimenta Rosa

Fruta da aroeira-mansa, árvore nativa do Brasil, Argentina e Paraguai, a pimenta rosa faz bastante sucesso na França, onde é usada como especiaria e elemento paisagístico. Atualmente, também anda frequentando com versatilidade diversas receitas da culinária brasileira.

A pimenta rosa muitas vezes é confundida com a pimenta-do-reino, mas elas são de famílias diferentes. Na verdade, embora leve o nome de pimenta, ela é uma fruta, de sabor levemente adocicado e ardência bem delicada, perfeita para incrementar pratos salgados e doces.

Onde encontrar: Supermercados, lojas especializadas em produtos naturais, entrepostos municipais e feiras livres.

A receita: A mistura aparentemente inusitada de chocolate com pimenta, que já foi nome de novela, tem um sabor ainda mais interessante se a pimenta escolhida for a rosa. Essa receita, tão difundida pelo mundo afora, tem origem há mais de dois mil anos, quando os povos da América usavam pimenta (e não açúcar) na hora de fazer o chocolate. Para harmonizar com essa receita milenar indicamos a Petra Schwarzbier, uma cerveja encorpada, que valoriza o prato.

Bolo de Chocolate com Pimenta Rosa

Ingredientes:

  • 9 ovos
  • 250g açúcar
  • 125g farinha com fermento
  • 125g chocolate em pó
  • ½ colher de chá de óleo
  • Pimenta rosa a gosto

Cobertura:

  • 200g chocolate em barra
  • 100g manteiga sem sal
  • Leite a gosto

Modo de Preparo:

Separe as claras das gemas. Bata as claras e reserve. Bata as gemas juntamente com o açúcar até ficar bem cremoso. Junte o óleo com as gemas e o açúcar aos poucos, intercalando com a farinha e o chocolate em pó. Adicione as claras, com muito cuidado. Adicione a pimenta rosa, moída na hora. Leve ao forno numa forma untada e enfarinhada. Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar o bolo.

Preparação da cobertura:

Derreta em banho-maria o chocolate, a manteiga sem sal e o leite, até ficar uma consistência cremosa. Não deixe ferver. Cubra o bolo com a cobertura de chocolate. Decore com grãos de pimenta rosa.

Nossa harmonização: Escolhemos uma cerveja densa, encorpada e cremosa que valoriza o sabor da pimenta rosa. A Petra Schwarzbier, feita com malte torrado e caramelizado, é uma combinação que enaltece essa especiaria.

Receita: Blog Chocolate & Chocolate (com adaptações)
Com informações de: Armazém das Especiarias

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Cerveja Petra

PARA ACESSAR O SiTE, VOCÊ PRECiSAR SER MAiOR DE 18 ANOS

DIGITE O ANO DE NASCIMENTO

Cerveja Petra

Obrigado!