Raiz Forte

A raiz forte pertence à família Brassicaceae, a mesma do agrião e da couve. Com origem na Europa e no Sudoeste da Ásia, tem sabor marcante e ganhou força na culinária graças aos alemães, que costumam usá-la como ingrediente de molhos para acompanhar carne guisada, salsichas e peixe defumado.

No centro e no norte da Europa, a especiaria é muito popular e consumida com presunto e outras carnes, como o rosbife. Escandinávia e Rússia estão entre os maiores consumidores da raiz forte. Por ter um aroma quase volátil, é comum ralar a raiz muitas vezes durante a refeição, acrescentando-a em cima dos molhos. No Brasil seu consumo é grande em pratos da culinária japonesa.

Onde encontrar: Em grandes redes de supermercado, internet e lojas especializadas.

A receita: A presença da raiz forte em qualquer prato é garantia de um sabor picante, que traz personalidade à receita. Indicamos o Rosbife com Molho de Raiz Forte, prato tipicamente europeu onde a especiaria brilha, proporcionando um sabor único à carne. Para harmonizar, escolhemos a encorpada Petra Stark Bier.

Rosbife com Molho de Raiz Forte

Ingredientes:

  • 1 peça de filé mignon (1,3 kg)
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 600 g de cebola-pérola em conserva, lavada e escorrida
  • ¼ xícara (chá) de raiz forte comprada pronta
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 200 g de vagem macarrão cozida al dente
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Tempere a carne com o alho, o molho inglês, metade do azeite, sal e pimenta. Aqueça bem uma frigideira grande antiaderente de fundo grosso com o azeite restante e frite a carne, em fogo alto, por 20 minutos, girando para dourar bem todos os lados. Coloque um pouco de água fervente (1/ 2 xícara) na frigideira, junte a cebola, tampe e deixe cozinhar por mais 10 minutos (a carne vai ficar bem dourada por fora e vermelha por dentro). Junte a raiz forte e o limão à frigideira, arrume as vagens (previamente cozidas al dente) ao lado da carne e cozinhe por mais 5 minutos. Sirva o rosbife fatiado com a vagem e o molho.

Nossa harmonização: O sabor picante da raiz forte faz uma ótima harmonização com o amargor da Petra Stark Bier, uma puro malte com alto teor alcóolico. Além disso, é uma cerveja que harmoniza com perfeição com pratos impactantes como o rosbife da receita.

Fonte da Receita: site Receitas Ig (com adaptações)
Com informações de: Armazém das Especiarias

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

Cerveja Petra

PARA ACESSAR O SiTE, VOCÊ PRECiSAR SER MAiOR DE 18 ANOS

DIGITE O ANO DE NASCIMENTO

Cerveja Petra

Obrigado!