Sálvia
Especiaria normalmente utilizada como condimento, erva medicinal ou planta ornamental, a sálvia (chamada de salva em Portugal) tem folhas compridas verde-acinzentado, aroma seco e sabor delicado, mas marcante. Pode ser encontrada fresca ou seca, e é conhecida como a “erva da longevidade”, desde os tempos antigos. Para os romanos, era uma erva sagrada. Já os egípcios usavam a sálvia para aumentar a fertilidade.
Seu uso é muito difundido na Europa e na Ásia. A infusão de folhas de sálvia ajuda na digestão após as refeições. Na culinária é muito utilizada para temperar frangos e carnes, principalmente as mais fortes, como a de porco, para torná-la mais digestiva. Na França é bastante popular em Provence, com carnes brancas e sopas de vegetais. Na Itália aparece em pratos famosos como a Saltimboca alla Romana, o Pollo al Mattone, o ossobuco, o minestrone e no tradicional molho de manteiga e sálvia. Na Inglaterra é a especiaria preferida para rechear aves e porco e para perfumar molhos. Na Alemanha é comum aromatizar presuntos, patês e salsichas com a sálvia. Já no Oriente Médio faz parte das receitas com carneiro.
Onde encontrar: Em grandes redes de supermercados, mercados, lojas especializadas em produtos naturais, entrepostos municipais e feiras livres.
A receita: Um prato típico da região da Toscana, na Itália, o Frango ao Mattone (Pollo al Mattone) é um frango assado com uma característica bem particular: o uso da sálvia em seu tempero faz com que a carne ganhe ao mesmo tempo sabor e refrescância. Para harmonizar, a suavidade da Petra Weiss Bier.
Frango ao Mattone
Ingredientes:
- 1,5 Kg de frango
- 10 gr de sálvia fresca
- 10 gr de tomilho fresco
- Folhas de louro a gosto
- 5 gr de raspas de limão siciliano
- 100 ml de suco de limão
- Pimenta-do-reino a gosto
- 100 ml de azeite de oliva
- Sal a gosto
Modo de Preparo:
Tempere o frango fazendo uma marinada com todos os ingredientes: sávia, tomilho, louro, raspas de limão, suco de limão e azeite. Deixe descansar na mistura de um dia para o outro. Transfira para uma assadeira junto com o molho da marinada, cubra com papel alumínio e dois tijolos refratários sobrepostos. Os tijolos podem ser substituídos por uma panela ou frigideira, desde que tenham um peso considerável para pressionar o frango e possam ir ao forno. Leve para assar em forno médio (180°C) pré-aquecido, por cerca de 2 a 3 horas, regando sempre com o molho da assadeira. Passado esse tempo, retire o papel alumínio e os tijolos e volte para o forno até dourar.
Nossa harmonização: A receita prioriza a sálvia, ingrediente importante para dar sabor ao frango, além de trazer refrescância e aroma para o prato. Escolhemos a harmonização com a também refrescante Petra Weiss Bier, uma cerveja de trigo, que possui sabor suave e harmoniza muito bem com a delicadeza do prato.
Receita: blog Com Frango (com alterações)
Com informações de: Armazém das Especiarias